terça-feira, 22 de julho de 2008

Por que as correntes são ruins? (parte 1)


Independente do tipo, de ser golpe ou vírus, todas as correntes compartilham algumas características. Seja uma piada engraçadinha ou as fotos da pelada da vez, de uma forma ou de outra te prejudicam.

  • Elas são enviadas para muitas pessoas no campo 'Para'. Se for enviada para 20 pessoas, 20 pessoas agora conhecem seu endereço de e-mail, e podem incluí-lo em listas de spam.
  • Pedem para encaminhar para toda sua lista de contatos por algum motivo. Seja porque é importante divulgar, ou porque vai ter azar no amor se não o fizer. Como ninguém tem o cuidado de excluir os endereços da mensagem anterior, o seu e-mail vai de novo para mais gente.
    Se cada uma daquelas 20 pessoas que eu falei encaminharem para mais 20, nós temos 20 x 20 = 400 pessoas. E vai piorando, a cada vez que a mensagem for encaminhada.

Tipos de correntes

Corrente, tecnicamente, são e-mails enviados por alguém conscientemente, para várias pessoas. Não se caracteriza como corrente, por exemplo, spams enviados por máquinas infectadas ou golpistas. Existem alguns tipos comuns de correntes, entre eles:

  • Miguxentas (mensagens de amizade, fotos de bichinhos, bebˆs e mensagens melosas).
    É comum serem enviadas em PowerPoints de 1 mega para um texto que poderia ter 5 linhas.
  • Pseudo-informativas
    E-mails com informações valiosas que devem ser divulgadas para o maior número de pessoas possível. Só que as informações são apenas boatos.
  • Pedintes
    Histórias tristes de crianças doentes que vão ganhar dinheiro para cirurgias se você espalhar o e-mail.

Todas elas têm os problemas comuns já mencionados. As miguxentas não apresentam nenhum perigo adicional, são apenas chatas. As pseudo-informativas podem convencê-lo a fazer coisas desnecessárias ou até mesmo erradas na esperança de ter alguma vantagem. As pedintes também não costumam trazer perigo adicional, a não ser que peçam dinheiro diretamente, e não só o encaminhamento de e-mails.

Leia também o próximo post da série: .
Nele eu comento alguns tipos comuns e por que você deve ignorá-los, e não reenviar para todos os seus contatos.


Compare preços de Celulares e smartphones, Playstation 2, Playstation 3, Nintendo Wii, Notebook, Câmeras digitais, Pen drive.

0 comments: