terça-feira, 29 de julho de 2008

Golpes por e-mail (parte 3)


A proliferação dos e-mails fez com que os malandros passassem também a aplicar golpes usando a internet. Mesmo que esses e-mails não sejam exatamente correntes, eles são mais perigosos, então achei importante falar um pouco sobre eles.

Falarei de alguns exemplos relativamente comuns, mas existem variações deles.

  • Banco [coloque seu banco aqui] pedindo recadastramento de dados
  • Receita Federal informando que seu CPF está irregular e pedindo recadastramento
  • Fotos de alguém que você não vê há muito tempo

Banco [coloque seu banco aqui] pedindo recadastramento de dados

Como aparece: você recebe um e-mail do seu banco (ou de qualquer outro) informando alguma irregularidade e pedindo recadastramento de dados. Para facilitar, já tem na mensagem até o link com o site onde isso deve ser feito.

O que acontece: esse endereço é de um site falso, idêntico ao do banco (técnica conhecida como scam). Assim que você digitar seu número da conta e senha, eles serão gravados nesse site falso, e você será levado ao site verdadeiro, como se a senha estivesse errada. Você tenta novamente, entra no site e parece que está tudo bem. Pode acontecer também de pedir a digitação de códigos do cartão de segurança, se seu banco tiver.

Mas não está nada bem, agora alguma pessoa mal-intencionada tem o que precisa para acessar seu banco.

Por que é mentira: os bancos conhecem esse golpe, e por isso mesmo fazem o possível para tentar te dizer que ele nunca envia e-mails pedindo essas coisas. Provavelmente existe esse aviso no seu extrato e no site do banco.

Como prevenir: nunca clique em links a partir do e-mail. Se quiser acessar o site do banco por algum motivo, qualquer que seja, faça-o sempre digitando o endereço direto no navegador.

Receita Federal informando que seu CPF está irregular e pedindo recadastramento

Como aparece: muito semelhante ao caso acima, mas é um falso aviso da Receita Federal, pedindo recadastramento de dados para regularizar seu CPF.

O que acontece: também nos mesmos moldes; você é levado a um site falso, igual ao da Receita, e quando informa seus dados, está informando a algum malandro.

Como previnir: novamente, não clique em links diretamente do e-mail. Acesse os sites sempre digitando diretamente na barra de endereços.

Fotos de alguém que você não vê há muito tempo

Como aparece: e-mail de um remetente (em geral, mulher) que você não lembra quem é, mas que está falando “há quanto tempo”, e dizendo que tem “fotos da nossa turma”. Mais genérico impossível. Como não poderia deixar de ser, tem um link para as fotos. O link, que aponta para um arquivo .com, .exe, .pif ou .scr, na verdade é um programa infectado.

O que acontece: seu computador ficará infectado com um vírus.

Por que é mentira: o e-mail não dá nenhum dado específico, o suposto remetente tem um nome comum e fala sempre de forma impessoal. Não fala de nenhum evento ou nome de pessoa que possa ter ligação com você, apenas dá a entender para que você tenha uma falsa impressão de que realmente é alguém que o conhece.


Compare preços de Celulares e smartphones, Playstation 2, Playstation 3, Nintendo Wii, Notebook, Câmeras digitais, Pen drive.

0 comments: