terça-feira, 1 de abril de 2008

Emulador de SNES no PS2


Leia também:
Emulador de Mega Drive no PS2
Emulador de NES no PS2 ou PSOne (PSX)
Videos no Playstation 2

SNES

Emuladores são instrumentos da gambiarra por definição. Muita gente joga no computador, mas não sabe que dá para jogar jogos de Super Nintendo no Playstation 2. Graças a um programa chamado SNES Station.

Playstation 2 O SNES Station é um emulador baseado no SNES9X, um emulador de Super Nintendo bastante popular para PC, feito para rodar no hardware do PS2. Ele não roda perfeitamente todos os jogos, mas dá para jogar muitos deles, arrisco dizer que a maioria. O site do programa diz que é um trabalho em progresso, mas a última atualização é de 2003 e o arquivo README que vem com ele é datado de 2004. Então, não espere que ele se torne melhor que isso, apenas aproveite o que já existe.

Vou descrever aqui como montar um CD contendo o emulador e os jogos.

O que é necessário?

Super Mario World (SNES) Você deve estar achando que eu vou te dizer onde arrumar as ROMs para download. Pois no endereço http://roms.net78.net/roms.php?v=snestem vários jogos para download.

Além das ROMs você vai precisar que o seu Playstation 2 seja desbloqueado para rodar o emulador. Me parece que tem outra forma, usando um tal de Swap Magic. Mas eu não conheço, então não posso dizer como, e nem se funciona. Donkey Kong Country (SNES)

Além disso, você só vai precisar de um gravador de CD e um daqueles programas para fazer a gravação propriamente dita (k3b, Nero, etc). Aquele método do Windows, de arrastar arquivos direto para o CD não serve.

Então, vamos pôr a mão na massa.

Modo de preparo

Primeiro, faça o download do programa:
http://snes-station.gamebase.ca/files/snes_0_2_3_20040124.zip

Descompacte-o em um diretório temporário qualquer. Você verá alguns arquivos, mas concentre-se em dois deles:

  • SNES_EMU.ELF
  • SYSTEM.CNF
O primeiro é o executável do emulador. O segundo é um arquivo necessário para que o videogame saiba o que executar quando ler o CD.

Agora usando algum programa de gravação inicie um novo projeto de CD de dados, e coloque os arquivos SNES_EMU.ELF e SYSTEM.CNF no diretório raiz. Eu uso o k3b para gravar os CDs (eu uso Linux), mas não deve ser muito diferente nos outros programas semelhantes para Windows.

UPDATE: criei um post com as instruções de gravação para o Nero Express:
SNES Station - Instruções para o Nero

Novo CD de dados Arquivos adicionados ao projeto

Adicione ao projeto as ROMs de SNES que você tiver. Podem estar divididas em subdiretórios, para facilitar na seleção. No meu, por exemplo, tem uma sub-pasta para cada letra. Mas pode dividir também por gênero, ou qualquer outra divisão que faça sentido para você.

Algumas configurações devem ser respeitadas, e são diferentes dos CDs de dados normais.

  • Modo de gravação: deve ser escolhido "Disc at once" (ou DAO, dependendo do programa)
  • A velocidade deve ser a menor possível
  • Datatrack mode: deve ser "Mode 2" (não auto, não Mode 1)
  • O CD não pode ser multisessão

Grave o projeto no CD. Se você usar um notebook, não grave usando a carga da bateria; somente ligado à tomada. Parece besteira, mas por algum motivo, os CDs gravados só com a carga da bateria não costumam ser lidos pelo PS2, mesmo que tenha gravado corretamente e o computador consiga ler.

Como usar

É muito simples. No menu, o triângulo chama o menu de configurações, e o X escolhe o jogo ou entra na pasta. Depois que você entrar na pasta, para sair dela é só escolher o primeiro item, o "..".

Dentro do jogo, L1+R1 chama o menu, que pode ser usado para salvar o jogo, carregar um jogo salvo ou sair do jogo (voltar para a tela de escolha). Inclusive com gravação de "states".

Os botões do SNES são os botões correspondentes às mesmas posições no PS2. L e R são o L2 e R2, e você pode usar tanto o D-Pad quanto o analógico da esquerda como direcional.

Que jogos funcionam?

Joystick do SNESNão testei todos, obviamente, só os que eu gosto, e meu gosto não é muito dentro do padrão. Mas já posso adiantar o lado de quem gostar dos mesmos jogos que eu. Pequenos slowdowns acontecem às vezes, independente do jogo que está rodando, mas acabam em poucos segundos e não atrapalham. Alguns jogos funcionam bem mas a música fica estranha. Não tem jeito, você vai ter que testar mesmo.

Funcionam perfeitamente:


Não funcionam bem:
  • F-Zero (fica um pouco lento, e a música fica estranha)
  • Yoshi's Island (muito lento e dá umas travadas longas, não dá pra jogar)
  • Megaman X3 (funciona bem, mas quando chega um sub-chefe o jogo trava e só destrava quando você morre; não tentei outros da série)
Existem também outros programas para outros consoles (Mega Drive/Genesis, Master System, NES, etc), e eu pretendo dar a receita também para alguns deles. Alguns detalhes mudam, mas a forma de gravar o CD tende a ser muito parecida. E vale a pena o trabalho, só por poder jogar na TV da sala os jogos que fizeram parte da sua infância.

Observação: apesar da data da postagem, não é piada de primeiro de abril; funciona mesmo.

Outros tutoriais semelhantes: How to emulate SNES on PS2 (em inglês).

Se você gostou, leia também:
Emulador de Mega Drive no PS2
Emulador de NES no PS2 ou PSOne (PSX)
Videos no Playstation 2

Dúvidas ou sugestões? Expresse sua opinião nos comentários!


Compare preços de Celulares e smartphones, Playstation 2, Playstation 3, Nintendo Wii, Notebook, Câmeras digitais, Pen drive.

46 comments:

Unknown disse...

Brother vê se você pode me ajudar!!!

Eu segui todos os passos desse tutorial que vc criou, mas não consigo jogar no meu ps2, pois ele nem lê o cd ou dvd depois que eu gravei. Utilizei o nero 7 pra gravar e gravei na minima velocidade. Ah pra titulo de conhecimento meu ps2 é destravado.
Você sabe me dizer o que fazer?
Fiquei muito frustrado, pois baixei as roms e o emulador fiz o passo a passo do seu tutorial e não consegui.

meu msn é acsnetinho@hotmail.com

Abçs

Flávio Augusto disse...

Funcionou belezinha... é meio frustrante jogar aqueles jogos "simples" em um console avançado.Rsrs. Mas matou a saudade.

Geregans disse...

da pra gravar o jogo q vc esta jogando?

_jP_ disse...

Cara, gostei do teu tutorial, bem explicado mas, tenho uma duvida.
Tem como rodar no psone? tipo, eu só tenho o play 1, e tava louco por os jogos de nintendo, então, ja que voce usa CD, talvez roda-se.

abraços e aguardo sua resposta

disse...

Gravar o jogo é possível chamando o menu (L1+R1) e selecionando "Save game state". Para voltar ao estado salvo, escolher "Load game state".

Infelizmente esse emulador de SNES não roda no PSOne, só no PS2. Mas o emulador de NES ("Nintendinho") roda perfeitamente no PSOne, veja em http://gambiarte.blogspot.com/2008/09/emulador-nes-ps2-psx.html

Henrique disse...

cara,eu fiz tudu certinho tb...
gravei e segui todos os passos corretamente usando o nero, só que na hora que rodar no Ps2 ele nao reconheceu o cd,tenho o ps2 slim...
gravei na minima velocidade que eh 4x...e segui tudu direitinho cara... mais nao deu certo e não reconheceu... tem como me da uma ajuda?? meu msn Yusuki1chk@hotmail.com
to no aguardo, abraços

Gabriel Guilherme disse...

Como faço pra colocar esses jogos no emulador de nintendo snens ?
Meu email é gabriel.sg97@hotmail.com.

Unknown disse...

Querido preciso falar com voce
se tiver como vc me envia um e-mail. me lembrando que voce e de site. quero entra em contato com voce meu e-mail é ellen_pl@hotmail.com

por favor entre em contato comigo...

bjoss

MMN Boa Ação! disse...

Passo a passo bacana... Vou tentar...

magdiel disse...

cara,eu fiz tudu certinho tb...
gravei e segui todos os passos corretamente usando o nero, só que na hora que rodar no Ps2 ele nao reconheceu o cd,tenho o ps2 slim...
gravei na minima velocidade que eh 16x...e segui tudu direitinho cara... mais nao deu certo e não reconheceu... tem como me da uma ajuda?? meu email é magdiel.camp@gmail.com
to no aguardo, abraços

Lanzim disse...

Seguinte vamos lá.
Baixei 2 arkivos de snes ...


1 arkivo é um emulador pronto gringo só com os jogos americanos de snes pra ps2 no emulador são quase 800 jogos e gravei num dvd funcionou normal.

o segundo arquivo é uma coleção com todos os jogos de snes.. quase 1900 rooms.

ai vai minha dúvida.

1 - Não posso criar um emulador com dvd em vez de cd ? tendo em vista ki esse ki eu baixei funcionou em dvd tem quase 800 jogos e eh 1 gb ?

2 - alguns tutoriais dizem pra não colocar mais de 600 jogos tb não entendi pq ...

3 - tentei adicionar rooms a esse emulador ki funcionou editando o arkivo de imagem colocando mais room .. nem lê o disco ...

pode me ajudar ?


meu msn e e-mail - lanzim_rj@hotmail.com

aalsalbert disse...

será q tem como colocar o emulador do super nintendo e o do megadriver com as roms num dvd só?
será q roda?

se tiver como me avisa por favor aals_albert@hotmail.com

Prof. Hernane Soares disse...

ola galera muito animal esse tutorial, mas tenho uma dica quando gravar o cd ou dvd gravem em uma midia de boa qualidade lg,multilaser,maxprint que da certo.

abraços fui

...T . S . B ... disse...

cambada de animalzim! Tem que gravar com um programa especifico, q tem o setor de inicializaçao certo do PLAY2 e colocar a numerçao da faixa certa. O nome do programa é: CDGENPS2
funciona em qualquer cd, porem, realmente, é aconselhavel colocar menos de 600 roms, embora caiba bem mais!

Unknown disse...

anu essas são legais mas eu só queru um emulador de pokémon para o meu playstation2

artld@hotmail.com

Blog Yes disse...

COMO SAAAAALVAAAAAR?

Unknown disse...

Antonio e vcs q usam o nero 7 aconselharia usa o burning rom e ai vai um mini tutorial

Vai ter la uma janela com a aba informações mude para multisessão e marque "sem multisessão",na aba iso coloka modo 2/XA e na aba gravar a menor velocidade possivel e Disc At Once

Vlw espero ter ajudado

Anônimo disse...

Fiz tudo conforme instruido, mas só consigo gravar CD com a velocidade 16X. E meu PS2 não lê o CD. E quando gravei com DVD consegui com uma velocidade de 4X, mas também meu PS2 não reconheceu o DVD. O que será que está acontecendo? O programa que uso para gravar é o Nero 7
Favor me ajudem!!

x12 disse...

Ha Ha eu faço isso usando o nero pra gravar soh criar uma pasta rons jogar as roms na pasta depois pegar os arquivos do emulador e jogar pro nero gravar e pronto, ai eh soh jogar no ps2

Unknown disse...

Brother não tô conseguindo encontra o programa(snes station)para baixar vê se você pode me ajudar!!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jorge Guilherme Lopes disse...

Cara, tem alguma maneira de jogar Roms de Super Nintendo no Playstation 1, é isso que eu quero saber.

ocenaldo disse...

gostei muito desse tutorial,pra alguns jogos rodarem perfeitamente eu desativei o som nas opçoes

Toddy disse...

Aew valew a ajuda..
+ pra quem não esta conseguindo gravar e/ou executar:
1º - Aconselho a NÃO usar o NERO para gravação, eu uso o ALCHOOL 120%, lá tem uma opção que serve pra gravar arquivos para utilizar no PS2.
2º - Na hora da gravação use metodo "DAO"(alchool 120%)é a unica que fara que o CD pegue no PS2.
e 3º (acho que a MAIS importante). NUNCA grave um CD/DVD com velocidade superior a 4x. pois o leitor do PS2 não aguenta, e pode ate queimar, existem alguns filmes que não rodam no PS2 por causa dessa velocidade, aconselho a usar 2x ou 1x (é a que eu uso, e sempre funfa.)
São essas dicas que dou...
Quem quiser saber mais coisas, entre no meu orkut: usher_marofa_ti@yahoo.com.br
aBraços

Unknown disse...

esses jogos como o mario tem com salvar no memory card as fases que voce passou ou nao pq eu tenho mas toda vez que desligo o ps2 eu tenho que jogar tudo denovo;.AI SE TIVESSE COMO SALVAR FICARIA MAIS FACIL E BOM DE JOGAR

Unknown disse...

oi!!!!!! nao entendi nada!!! entao vou tentar e meu nero e nero8!!!!! entao me digao se presta ta bom!!! entao meu e-mail e davi.alexandre7@hotmail.com.

Unknown disse...

caramba, gente lesada, NÃO USEM O NERO, tem um milhão de outros programas MUITO mais úteis, comecem trocando de programa e a chance de vocês conseguirem eh d pelo menos 70%

É motivo pra rir??? Então bora rir, uai... disse...

Link off

Unknown disse...

LINK QUEBRADOO!

Anderson disse...

Gente usa o Alcohol 120% ele é melhor
para fazer isso, ele tira copia de
playstation 2 e entre outros.

marcelalegal disse...

GENTE,QUEM USA O NERO 7 NÃO FUNCIONA!POR ISSO OS PROBLEMAS!O NERO 7 GRAVA MAS O JOGO NÃO FUNCIONA!!!!!!!!!
AVISADO A TODOS

Andrézinho disse...

Eu fiz um e deu certinho, mas agora eu perdi o CD e não consigo mais baixar as ROMs, onde eu acho as ROMs pra Download?

tiago disse...

tem uma pasta chamada pirate e tem jogos 5 em 1 , 11 em 1 e só da pra escolher um jogo de cada sendo que tem cinco, onze como faço para escolher o que eu quero?
por exemplo: sunset riders.

Equipe Wolf Arts Webmaster disse...

poderia me dizer como crio um rom.lst?

Anônimo disse...

moçada fala sério, em vez de fazer tudo isso, é mais fácil comprar o emulador pra super nintendo que vende nas lojas de games. Custa 10 reais e se cham snes emulador. é o mesmo do pc só que já vem pronto pra roda do ps 2. vlwe

SUPER SONIC disse...

speedy gonzales los gatos bandidos,scooby doo e sonic 4 (hack de speedy gonzales) funciona?

SUPER SONIC disse...

speed gonzales los gatos bandidos e scooby doo funciona?

SUPER SONIC disse...

speed gonzales los gatos bandidos e scooby doo funciona?

Leeiinad disse...

Estou no jogo Final Fantasy Mystic Quest, mas não consigo acessar meu jogo salvo e pelo que verifiquei, está na memória do meu PlayStation 2 e está mostrando no próprio Snes Station que está salvo...
Como faço para carregar?
Manda por MSN :
Dan_Acc@hotmail.com

x disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Camila disse...

Olá!!!
Eu não estou conseguindo abrir o site que você deu para poder baixar o programa: http://snes-station.gamebase.ca/files/snes_0_2_3_20040124.zip
Já tentei abrir o site no Google Chrome na Internet explore e mesmo assim não abre... E eu queria muito jogar os jogos do super nintendo no Play Station II!
Por favor me ajude...Desde já agradecida!
Camila
Meu msn: camylla_lla@hotmail.com

ivy disse...

tambem nao consigo acessar a pagina pra fazer o download do emulador. estou a semanas tentando, e voce foi o unico que explicou direitinho...

lino disse...

muito com tutorial!
fiz e deu tudo certo. ultilizando o nero ainda.
vlw

João Jr disse...

Amigo, o Link para baixar o primeiro Programa O Gamebase não está funcionando. Onde consigo esse programa.

Msn: jrsiscred@hotmail.com

Desde Já agradeço

Romulo Sampaio disse...

Estou com uma dúvida, as minhas roms de snes estão todas em formato .zip, eu terei que descompactá-las uma a uma para botar na pasta de roms do cd que eu vou criar ou podem ficar como .zip mesmo?

Unknown disse...

Olá,toda vez que eu salvo um jogo e depois vou da load,não volta de onde eu salvei volta sempre do primeiro salve...o que eu faço?