terça-feira, 6 de maio de 2008

Videos no Playstation 2


Playstation 2

Leia também as outras partes desse artigo:

Videos no Playstation - parte 3
Videos no Playstation - parte 4

e outros artigos relacionados:
Emulador de SNES no PS2
Emulador de Mega Drive no PS2
Emulador de NES no PS2 ou PSOne (PSX)

O acesso a videos nunca foi tão fácil quanto é hoje. Enquanto antigamente a única forma de conseguí-los era alugando um VHS na locadora do bairro, hoje eles são conseguidos pela internet muito facilmente.

No entanto, por mais que você goste de computador, é provável que concorde comigo: assistir a videos (filmes de duas horas ou pequenos videos) é muito mais agradável na TV da sala. Seja por causa do sofá, do tamanho da tela, ou qualquer motivo que seja.

VHS

Usar a TV para assistir a esse conteúdo também é muito mais fácil hoje graças à popularização dos notebooks que, em geral, possuem saída para TV e dos media centers feitos com PCs comuns. Mas mesmo usando essas soluções, em geral existe algum transtorno (colocar no notebook perto da televisão, ligar cabos, manter um computador só para isso, ruído de ventoinha, etc). Nem sempre é possível, e quase nunca ideal. Mas o Playstation 2 é um aparelho, pequeno, silencioso e que já fica ligado à TV o tempo todo.

DVD

Só para não dizer que eu esqueci: qualquer PS2 também pode ser usado para assistir DVDs comuns, sem ter que instalar nada. O disco deve ser da mesma região do seu PS2, ou ele deve ser desbloqueado para rodar discos de qualquer região. Não é diferente de qualquer aparelho de DVD, mas por serem importados, os Playstations em geral são região 1 ou 3 (e não 4, como os DVD players nacionais).

Mas como assim?

O que faz com que consigamos rodar videos no videogame é o software SMS, disponível na internet. Além de videos, ele toca também arquivos MP3, o que também ajuda muito para quem, como eu, não tem aparelho de som que toque MP3. Ele pode ler arquivos a partir de um CD, DVD ou drive USB, teoricamente pode ser qualquer pen drive, MP3 ou MP4. Reza a lenda que lê também a partir do HD (alguém tem?) ou da rede.

Pen drive

Ele pode tanto ser instalado no memory card do PS2 quanto gravado em um CD. O CD tem a vantagem de poder ser levado para qualquer lugar, e rodado virtualmente em qualquer Playstation 2, mas tem uma grande desvantagem: rodando a partir do CD não é possível trocar o CD por um que tenha os arquivos. Ou seja, nada feito com aqueles CDs que você tem com dezenas de MP3. Instalando no memory card em geral basta manter algum botão do joystick enquando estiver ligando o videogame, sem nem ter que usar o CD. Se for desbloqueado com o Matrix Infinity, por exemplo, é só pressionar R1 enquanto ele liga.

Por se tratar de um guia detalhado (e portanto extenso) vou dividí-lo em vários posts.

Dúvidas ou sugestões? Expresse sua opinião nos comentários!

Leia também as outras partes desse artigo:

Videos no Playstation - parte 3
Videos no Playstation - parte 4

e outros artigos relacionados:
Emulador de SNES no PS2
Emulador de Mega Drive no PS2
Emulador de NES no PS2 ou PSOne (PSX)


Compare preços de Celulares e smartphones, Playstation 2, Playstation 3, Nintendo Wii, Notebook, Câmeras digitais, Pen drive.

3 comments:

Anonimo disse...

Nesse seu tutorial, diz que o videogame importado é região 1 ou 3.
Uma dúvida:
E se o videogame for desbloqueado, é region free? Todos os videogames ps2 desbloqueados são region free?
Se eu criar um DVD de vídeos para o mesmo, será region free?

Esse SMS Player só funciona instalando no
O Reality Media Player pode ser instalado num DVD e rodar iniciando (como um emulador), sem precisar fazer discos de boot e copiá-los para HDD ou Memory Card ou Pen Drive? Como o PGEN ou SNESSTATION?
Se souber de um tutorial completo sobre o assunto, agradeço.

disse...

O SMS Player funciona se for gravado em CD ou DVD sim, mas eu encontrei um problema. Quando se faz dessa forma, mesmo trocando o CD depois, ele não lia os arquivos dele. Então, nada de rodar MP3 gravados em outro CD por exemplo.

Além de contornar esse problema, colocar no memory card fica mais prático.

Se você for usar mais para tocar videos ou músicas do pen drive, nada impede de gravar em CD. Pode ser também que alguma versão mais nova não tenha o mesmo erro.

disse...

Quanto ao Reality Media Player não conheço, mas em geral o procedimento de gravação do CD/DVD é muito semelhante.

Fazendo de forma parecida com o SNES Station, o PGEN ou o SMS deve funcionar.