sábado, 26 de julho de 2008

Exemplos de correntes (parte 2)


Leia também a parte 1:

Bem como CDs de acesso à internet grátis de AOL, todos nós já recebemos (e continuamos recebendo) e-mails com histórias fantasiosas pedindo ajuda, denúncias de malandragens dos outros e dicas para sua própria malandragem. Sempre jurando que são verdade e, claro, pedindo para divulgar para todos os seus amigos.

Mas há algumas armadilhas escondidas nessas mensagens. Algumas, apenas significando que aquilo não pode ser verdade. Outras, podendo até mesmo prejudicar você, amigo inocente de alguém que encaminha essas baboseiras.

Continuando o assunto iniciado no primeiro post, citarei alguns exemplos comuns de correntes.

  • AOL vai pagar U$ 0,05 para cada e-mail encaminhado e ajudar uma menina doente
  • Digitar a senha invertida no caixa eletrônico chama a polícia
  • Apague o arquivo com o ícone do ursinho no Windows pois é vírus

Digitar a senha invertida no caixa eletrônico chama a polícia

Como aparece: do jeito tradicional, realmente encaminhada por algum amigo seu que achou a informação muuuuuto valiosa (o título freqüentemente tem “MUITO BOM”, “REPASSEM”, “IMPORTANTE”, e é claro, centenas de pontos de exclamação. O dado importante é que se você for vítima de seqüestro relâmpago, no caixa eletrônico deve digitar a sua senha ao contrário. Dessa forma, o saque seria feito sem problemas, mas uma central da polícia seria avisada e encaminhada ao local.

O que acontece: só erro de senha, no melhor dos casos. No médio, seu cartão será bloqueado por excesso de tentativas erradas. Na pior, o bandido ficará furioso e resolverá descontar em você.

Por que é mentira: se isso realmente existisse, você não seria informado de alguma forma pelo próprio banco?

AOL vai pagar U$ 0,05 para cada e-mail encaminhado e ajudar uma menina doente

Como aparece: alguém (geralmente uma criança) está muito doente e não tem dinheiro para a cirurgia que salvaria sua vida. Mas a AOL (ou quaisquer outras empresas) irão pagar alguns centavos de dólar para cada vez que essa mensagem for encaminhada, logo você deve fazê-lo pois não lhe custa nada.

O que acontece: um monte de bobos acreditam e encaminham. Você recebe novamente de 10 amigos diferentes, perde tempo olhando esse e-mail de novo e essa gente toda congestiona os servidores de e-mail internet afora, tornando tudo mais lento.

Por que é mentira: em primeiro lugar, porque esse é o tipo de coisa que tecnicamente não pode ser rastreada. A AOL poderia até rastrear os e-mails de seus próprios clientes, mas não da internet toda. E mesmo que o fizesse, isso teria sérios problemas com a privacidade dos clientes. Ainda supondo que isso fosse possível e viável, a AOL só perde com o aumento do tráfego de e-mails, pois aumenta a carga nas suas redes e servidores sem aumentar o ganho. Se quisesse ajudar alguma criança doente mesmo, seria mais fácil e barato fazer a doação e pronto.

Variações: existe também um que fala sobre a Sony Ericsson dando celulares, também bastando encaminhar mensagens. Igualmente mentiroso, pelos mesmos motivos.

Apague o arquivo com o ícone do ursinho no Windows pois é vírus

Como aparece: o e-mail informa que você foi infectado com um vírus. Não só diz como comprova, dizendo que se você olhar o diretório C:\WINDOWS haverá um arquivo com o ícone de um ursinho. Para remover o suposto vírus, basta apagar o arquivo.

O que acontece: você acredita, pois realmente o ursinho está lá. Então apaga o bendito arquivo e algo pára de funcionar.

Por que é mentira: o arquivo (jdbgmgr.exe) é um arquivo que faz parte da instalação do Windows, se trata de algum componente do Java. O ícone do ursinho foi só uma escolha infeliz.

 

Para finalizar a série, vou publicar um post falando de alguns golpes por e-mail. Não são exatamente correntes, mas achei importante mencioná-los.


Compare preços de Celulares e smartphones, Playstation 2, Playstation 3, Nintendo Wii, Notebook, Câmeras digitais, Pen drive.

1 comments:

Alexandre S. Custódio disse...

Muito bons os textos, com bom humor e esclarecedores!
Passarei o link para amigos que me enviam correntes....