quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Emulador de NES no PS2 e PSX


Leia também:
Emulador de SNES no PS2
Emulador de Mega Drive no PS2
Assistindo a videos no PS2

Já relatei aqui como rodar emuladores de SNES e Mega Drive no PS2. Agora mostrarei como fazer para jogar NES, ou nosso conhecido "Nintendinho" (que encarnou no Brasil em diversos clones, com vários nomes - inclusive o atual "Polystation").

O programa responsável por emular o NES no PS2 é o "It Might Be Nes", ou simplesmente "imbNES". Ao contrário dos emuladores de SNES e Mega Drive, o imbNES foi feito para o primeiro Playstation (PSOne ou PSX, chame do que quiser), e é claro, pode ser rodado tanto nele quanto no PS2 (desbloqueados, naturalmente).

Mas enfim, vamos ao passo-a-passo.

Montagem do CD

NES
  • Na página http://imbnes.gamebase.ca/downloads.html, faça o download dos seguintes arquivos:
  • Descompacte os arquivos do emulador em alguma pasta temporária.
  • Execute o programa rombank.exe. Diferente dos outros emuladores que eu já abordei, as ROMS não são gravadas diretamente no CD, elas são todas unidas em um arquivo e esse sim vai para o CD.
  • Clique no botão e selecione as ROMS que deseja colocar no CD. Você pode conseguir ROMS de NES no endereço http://roms.net78.net/roms.php?v=nes.
  • Ordene as ROMs da forma que mais lhe convier. Você pode clicar no botão para ordenar alfabeticamente.
  • Terminando a ordenação, clique no botão para gerar a imagem ISO do CD. Ao clicar nesse botão, o CD não será gerado. Apenas a imagem, que poderá ser gravada por qualquer programa (como o Nero, por exemplo).
  • Grave a imagem gerada pelo rombank.exe em um CD.

Usuários de Linux

A montagem desse emulador exige a execução de utilitários que rodam apenas em plataforma Windows, então não é possível por meios normais executar esses passos em plataforma Linux. Eu tentei executar no Wine (versão 1.0, do Kubuntu 8.04), mas não funcionou. Se for tentar com outras versões, você deverá também conseguir a biblioteca mfc42.dll e salvar no mesmo diretório do rombank.exe, pois ele necessita dessa DLL.

Como usar

Se o CD gerado funcionou, você só precisa saber que:

  • Direcionais: movem na lista de jogos
  • L1 e R1: página anterior e próxima, respectivamente
  • L1 + R1: ir para o meio da lista
  • Triângulo: menu de opções
  • Start: entrar no jogo selecionado
  • L1 + R1 + Start + Select: sair do jogo e voltar para a lista

Perguntas possivelmente freqüentes

  • Não consigo gravar os jogos no memory card do Playstation 2. Por quê?
    Porque o imbNES foi desenvolvido para o PSOne. Como qualquer outro jogo de PSOne, você precisa usar um memory card de PSOne para gravar, e não o memory card normal do PS2. Além disso, ele deve estar no slot 1.
  • Como faço para gravar estados no meio do jogo?
    Aparentemente, o emulador não tem esse recurso. Só é possível salvar o jogo nos poucos cartuchos da época que tinham algum salvamento, e quando você jogar novamente, voltará naquele ponto, e não no ponto exato como nos emuladores que têm a função de "save state".
    Ao tentar sair do jogo o emulador detectará que a SRAM foi alterada e perguntará se deseja salvar a SRAM ou descartar. Responda que quer salvar, lembrando que deve ser em memory card de PSOne e no slot 1.

Leia também:
Emulador de SNES no PS2
Emulador de Mega Drive no PS2
Assistindo a videos no PS2


Compare preços de Celulares e smartphones, Playstation 2, Playstation 3, Nintendo Wii, Notebook, Câmeras digitais, Pen drive.

11 comments:

Anônimo disse...

na hora de gravar com o Nero, devo queimar o disco como dados? pois gerei a imagem, porém,o Nero não reconheceu a iso que fiz, ao usar a opção gravar imagem.

abraço.

rgester disse...

Não consegui etender como é o procedimento para gravar o emulador do ns no ps2, a pasta inbines, faço o que com ela depois que copiei para o meu computador? Preciso de mais ajuda.
Obrigado,

disse...

Você não vai gravar o emulador no PS2 propriamente, você vai gravar um CD com o emulador e os jogos. Ele vai rodar como um CD de jogo normal.

Veja a partir da seção 'Montagem do CD'. Quaisquer dúvidas adicionais, é só deixar outro comentário.

disse...

Quanto ao Nero não reconhecer a ISO gerada, não sei por que pode ter acontecido. Vou investigar, e qualquer dica adicional deixo outro comentário ou altero direto o post.

rgester disse...

Basta somente colocar a imagem? Ou precisa ainda do sytem ou mais alguma coisa?

rgester disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
rgester disse...

Basta somente colocar a imagem no cd? ou precisa ainda colocar o syetem ou mais alguma coisa?

tubarao1969 disse...

oh fiz tudo de acordocom o tutorial,so que na hora de salvar em pasta da erro,ate selecionar os roms vai legal,mas no build iso da erro e nao consigo dar vcontinuidade no processo,por favor, me indique como posso procede

tubarao1969 disse...

oh da erro na hora que vou usar o processo build iso,pede pra salvar ai indico o lugar so que da sempre erro,como faço?

Artur Scurciatto Sutto disse...

Não consigo salvar os jogos.

Dude disse...

no momento que o iso for criado e não for aceitado no nero tente o Alcohol 120% para montar a imagen,mas não grave ainda, entre no Alcohol dinovo va no local onde cria iso adicione a imagen que vc montol e coverta para iso ou ccd pois não deve têr pego porque ta no formato bim e o nero não aceita esse formato/depois que conveter pode gravar no nero aconcelho a não gravar no alcolhol pois ele grava muito rapido ele é melhor só para criar iso eu espero têr ajudado falow.