domingo, 8 de junho de 2008

Você sabe o que é RSS?


Leia também: Como ler scraps sem entrar no Orkut.

Quase todo site hoje em dia disponibiliza para os leitores a opção de assinar um feed RSS. Mas você sabe o que é isso?

O feed RSS é um formato padrão usado para notificar aos leitores que há atualizações em sites de cujo conteúdo é freqüentemente adicionado (como blogs, sites de notícias e até mesmo podcasts). Se aplica muito bem a esses tipos de site porque as páginas em geral não têm seu conteúdo alterado; atualizações vêm quase sempre como novas páginas, com escopo bem definido (como artigos).

Para tirar proveito disso, você deve ter instalado um leitor de feeds RSS ou utilizar algum leitor web, como o Googler Reader. Aí é só adicionar as URLs dos feeds de seus sites favoritos. Alguns navegadores como o Firefox e o Opera também permitem assinar feeds diretamente, sem precisar de outro software. É possível acompanhar os feeds até mesmo na maioria dos smartphones ou em seu perfil do Orkut.

A vantagem mais gritante é ser notificado quando os sites são atualizados, e não ter que visitar periodicamente seus sites preferidos para, quem sabe, ver algo novo. Assinando a vários feeds, é muito fácil acompanhar mais sites do que você normalmente faria, e conseqüentemente absorver mais informação no mesmo tempo.

Saiba mais

Outro bom artigo sobre RSS foi publicado no endereço http://kerkeberos.net/wp/2008/04/23/rss-20-really-simple-syndication/. Esse link, além de abordar alguns pontos não mencionados aqui, tem uma grande lista de programas agregadores de feeds, para Windows, Linux, multiplataforma e web.

Leia também: Como ler scraps sem entrar no Orkut.


Compare preços de Celulares e smartphones, Playstation 2, Playstation 3, Nintendo Wii, Notebook, Câmeras digitais, Pen drive.

0 comments: