Hoje, depois de 15 anos de desenvolvimento, é lançada oficialmente a versão 1.0 do Wine. Para quem não sabe, o Wine é um software que permite rodar softwares para Windows em plataformas Unix-like, como o Linux. O Wine não é classificado como emulador, e sim uma camada de compatibilidade para possibilita chamadas de sistema que apenas o Windows implementa.
Em um projeto como esse, o lançamento da versão 1.0 é mais uma formalidade do que uma grande mudança. Mas mesmo que a compatibilidade completa com o Windows ainda não tenha sido alcançada (como tudo deve ser feito por engenharia reversa, estão sempre "um passo atrás"), essa versão promete compatibilidade com vários programas populares, como Photoshop CS2 e os visualizadores do Excel, Word e PowerPoint.
Embora usar programas de Windows pelo Wine para tarefas do dia-a-dia não seja o mais produtivo a fazer, ele é muito útil para programas que são usados apenas de vez em quando, como webdesigners e desenvolvedores web que precisam testar seus trabalhos no Internet Explorer (para tal, veja também o projeto ies4linux).
0 comments:
Postar um comentário