quarta-feira, 11 de junho de 2008

4 dicas para pôr ordem na casa


Os serviços domésticos já não são as atividades preferidas da maioria das pessoas, mas isso piora quando você já chega em casa do trabalho cansado. Aí, não há o que te motive a enfrentar coisas como uma pia cheia de louça. Mas algumas dicas ajudam.

Não se preocupe, não é nenhum daqueles textos dizendo "arrume primeiro a gaveta de cuecas, depois as de meias, etc". Você já sabe o que fazer, a intenção dessas atitudes é tentar te dar ânimo para fazê-las.

  1. Quando for faxinar, coma fora

    Uma coisa estranha que deu certo comigo: não esperar para lanchar ou jantar em casa. Você passa o dia inteiro na luta planejando chegar à noite e colocar a casa em ordem. Mas o que acontece depois de tomar banho e comer alguma coisa? Você fica pronto para uma noite de descanso.

    Uma forma simples de driblar essa programação do seu organismo é comer em algum outro lugar antes de chegar em casa, e uma vez em casa, ir direto fazer suas tarefas. Sem lanchinho, sem banho, sem descanso. Troque de roupa e vá fazer o que deve ser feito.

    E de quebra, você não suja mais louça para ter que lavar depois.

  2. Não deixe acumular

    Roupa para passar, louça para lavar e outras coisas que acumulam, acumulam porque é chato fazer. Mas se você se render à preguiça inicial, a pilha vai crescendo e vai ser cada vez mais difícil se animar a enfrentá-la.

    Se já chegou a esse ponto, arrume um jeito de começar, mesmo que não faça tudo. Em algumas "viagens" está tudo pronto. Ou tudo de uma vez, pois quase sempre o trabalho que você tem de fato é uma fração do que parecia antes de começar.

  3. Resolva durante a semana

    Outra situação desagradável é deixar para o fim de semana os serviços domésticos. Você com certeza vai ter coisas mais interessantes para fazer no fim de semana, e suas obrigações domésticas vão ficar com prioridade mais baixa do que está. For a frustração de chegar no domingo à noite sem ter feito o que se propôs. Nem proponha, então.

    Use o sábado e o domingo para tarefas domésticas apenas se você realmente só tiver esses dias.

  4. Faça rodízio das tarefas

    Se você mora com outras pessoas, funciona bem combinar tarefas e períodos, alternando as combinações.

    Por exemplo: em uma casa com três pessoas, divide-se as tarefas de limpeza em três grandes grupos, cozinha (lavar a cozinha, limpar o fogão), banheiro (lavar o banheiro) e casa (varrer e passar pano nos outros cômodos), com período de uma semana. Aí as faxinas acontecem como na tabela abaixo:

    PessoaSemana 1Semana 2Semana 3
    JoãoCasaCozinhaBanheiro
    JoséBanheiroCasaCozinha
    MariaCozinhaBanheiroCasa

    Se você morar sozinho e for muito disciplinado, é possível até fazer rodízios consigo mesmo, com períodos menores.

Finalizando: não deixe para amanhã o que já enrolou ontem

O "mantra" aqui já é claro para todos: quanto antes for feito, menos dói. Mas o difícil é arranjar motivação. Espero com essas dicas ajudar nesse sentido, mas elas não fazem milagres, nem comigo.

Se você tem outras sugestões para manter a casa em ordem deixe um comentário.


Compare preços de Celulares e smartphones, Playstation 2, Playstation 3, Nintendo Wii, Notebook, Câmeras digitais, Pen drive.