sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Corretoras de ações devem reportar se operaram em nome de Bin Laden


Parece piada, mas não é. Corretoras de ações no Brasil (e ao redor do mundo) tiveram ontem que informar se efetuaram alguma operação em nome de Osama Bin Laden, pessoas ligadas à Al-Qaeda, membros do Talibã, pessoas ligadas ao terrorismo em geral e ao antigo governo do Iraque.

Será que os EUA estão pensando que Bin Laden resolveu fazer um novo atentado, dessa vez contra a economia estadunidense? Estaria ele manipulando os mercados e causando as grandes perdas no mercado financeiro que temos visto nos últimos meses (sobretudo nas últimas semanas)? Ou será que é apenas o povo estadunidense mais uma vez demonstrando que se julga forte para ter sucesso mas fraco para admitir os próprios erros?

Pesquisando descobri uma circular emitida ontem sobre isso. Ela se baseia em um decreto de 26 de dezembro de 2005 promulgou a Convenção Internacional para a Supressão do Financiamento do Terrorismo, adotada pelas Nações Unidas em 9 de dezembro de 1999, que diz exatamente que devem ser comunicadas ao Banco Central do Brasil quaisquer operações com as pessoas ou grupos já mencionados. Até faz sentido, mas foi uma grande surpresa achar que isso não só foi criado, como já existia há quase dez anos.

Veja por si mesmo: https://www3.bcb.gov.br/normativo/detalharNormativo.do?N=108095950&method=detalharNormativo


Compare preços de Celulares e smartphones, Playstation 2, Playstation 3, Nintendo Wii, Notebook, Câmeras digitais, Pen drive.

1 comments:

Anônimo disse...

No banco onde trabalho, existe uma norma formal que determina a vedação de operações com "Osama Bin Laden ou seus associados".