segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Escolha a URL do post (permalink) no Blogger


O Blogger, embora seja um sistema de blogs muito usado, tem várias deficiências se comparado por exemplo com o Wordpress. Uma delas é não permitir você escolher a URL do post. Parece um detalhe bobo, mas é mais um dos fatores que os mecanismos de busca usam para definir a relevância da página para uma dada busca. É possível usar as palavras-chave principais no endereço sem ter que depreciá-las com palavras sem importância.

Mas dá para contornar esse problema sabendo como ele monta suas URLs. As URLs do post são montadas sempre com base no título do post. Como regra geral é exatamente o título do post, mas com hífens no lugar dos espaços. No entanto, o nome da página é truncada de forma a ter mais ou menos 40 caracteres. Isso fará com que apenas as primeiras palavras de um título grande apareçam. Para completar, o Blogger não conhece acentos, então o título "Atenção - homens trabalhando" se tornará "ateno-homens-trabalhando.html".

Sabendo disso tudo, é só na hora de publicar o post colocar o título como você quer que fique a URL, publicar e depois editar o post para colocar o título correto. Depois de publicado a URL não é modificada mesmo que se mude o subject.

Exemplo: para publicar um título "Veja aqui como adestrar cães com o guia ilustrado". Ele poderia ser publicado como "adestrar caes guia ilustrado", e a URL ficaria "adestrar-caes-guia-ilustrado.html". Dois segundos depois, basta editar o post e colocar o título correto.

Claro que a solução boa seria o sistema do Blogger permitir a edição do permalink. Quem costuma agendar a publicação de posts por exemplo continua sem ter opção, pois não tem como automatizar a troca do título depois da publicação.


Compare preços de Celulares e smartphones, Playstation 2, Playstation 3, Nintendo Wii, Notebook, Câmeras digitais, Pen drive.

1 comments:

marcelo santiago disse...

valeu pela dica. é algo simples mas que faz a diferença na hora de ficar melhor posicionado nos resultados de pesquisas.