sábado, 17 de maio de 2008

Dicas para o Orkut


Não se assuste. As dicas que eu vou dar aqui não são exatamente como as que você acha nos outros milhares de sites. Vou falar sobre alguns usos que, embora corriqueiros, não são necessariamente bons.

Muitas vezes uma boa ferramenta é desacreditada ou cai no esquecimento não por ser ruim, mas pelo mau uso. Parece ser cada vez mais o caso do Orkut, que hoje deixou de ser útil (e até mesmo cult) como no início e hoje não é visto com seriedade alguma.

http://www.malvados.com.br

Onde a maioria dos usuários peca?

Scraps em massa

O que acontece quando você recebe aquele monte de e-mails de propaganda que você não pediu na sua caixa de e-mails? Você xinga quem fez spam e se pergunta para onde vai essa internet. Então, por que fazer o mesmo no Orkut? Enviar scraps automáticos para os amigos, para os amigos dos amigos fazendo propaganda daquela festa, ou de qualquer outra coisa é fazer spam, tanto quanto enviar propaganda de Viagra para vários e-mails.

Usar depoimento como se fosse e-mail

O que é um depoimento no Orkut? Você escreve um depoimento sobre uma pessoa, logo, é para falar dela para outras pessoas. E não falar COM ela sobre qualquer outro assunto.

As pessoas reclamam muitas vezes que sites, programas e outras coisas não têm os recursos que você quer, e muitas vezes têm. Com o Orkut acontece o oposto; as pessoas usam recursos diferentes, clicam em coisas que não fazem o que querem e acham normal. Você tem que escrever um depoimento, a outra pessoa tem que recusar... é um castelo de cartas, se alguém fizer diferente sai tudo errado.

Sendo radical, diria para usar e-mail se você precisar se comunicar com uma pessoa, afinal é para isso que ele serve. Sendo menos radical, o próprio Orkut tem uma funcionalidade de mensagens que, adivinha, também foi feito para isso, e existe desde o início do Orkut.

Usar scraps como se fosse e-mail

Se escrever depoimento para conversar com uma pessoa já é ruim, usar scrap é um absurdo. O scrap, ou como foi traduzido, recado, é como se fosse um mural. Você coloca pequenos recadinhos para a pessoa, algo que seja legal os outros também verem, e tal. Mas começaram a usar também para a comunicação corriqueira. A coisa só piorou quando foi implementado o recurso de responder direto do seu scrapbook. Piorou porque oficializou o mau uso, tornando ainda mais fácil fazer as coisas do jeito errado.

Aposto que todo mundo já viu casal brigar ou até mesmo terminar relacionamentos por causa de má interpretação de recados no Orkut. Muitos também já passaram por isso.

Usar o scrapbook dessa forma só favorece uma coisa: bisbilhotar a vida alheia, já que já muito mais o que se bisbilhotar.

Vários convites para comunidades

Esse também se enquadra na categoria spam. Digamos que você crie uma comunidade "Mengão até morrer", ou "Eu odeio o Flamengo", ou "Eu adoro o Flamengo", ou qualquer outra coisa que para você, é a coisa mais maravilhosa do mundo. O que você faz? Manda um convite para que todos os seus amigos conheçam essa comunidade.

Até aí tudo bem, divulgar está legal (desde que não sejam scraps em massa). Mas UMA VEZ, não envie um convite para todo mundo toda semana. Porque se o fizer, você não vai divulgar só sua comunidade, vai ficar com imagem de chato e levar a imagem da sua comunidade super maneira para o chão junto com a sua.

Escrever como se ninguém precisasse ler

Essa também pode ser considerada uma dica de MSN (instant messengers em geral, fóruns...). Quando você escreve, é supondo que alguém, em algum momento, vai ler. Pode parecer muito bacana escrever textos coloridos, alternando maiúsculas e minúsculas, com erros propositais de português (e não me diga que "axu" e "naum" não são só abreviações). O problema é que é legal para quem escreve, e péssimo para quem lê.

Qualquer coisa publicada de forma séria (mesmo na internet), em geral tem uma cor de fundo, uma cor principal de texto e cores apenas para destacar uma coisa ou outro. Se você faz seu texto colorido, dá destaque a tudo e ao mesmo tempo a nada. O destaque fica somente para a fadiga visual.

Acha besteira? Acha que quando for redigir um documento sério vai escrever certo? Já ouvi isso tudo. Não tem como; escrita é treino, e se você escreve errado todos os dias, vai fatalmente reaprendendo a escrever errado.
Só escreve assim na internet? Saiba que na sua próxima seleção de emprego, seu avaliador vai bisbilhotar seu perfil do Orkut.

Falta de netiqueta

Etiqueta existe não só na vida real, mas também na internet. É a chamada "Netiqueta". São regras de bom uso que existem há bastante tempo, mas desconhecidas por muitos. Existem vários guias de netiqueta, no site http://www.netiqueta.com.br existem links para vários deles.

Conclusão

Sei que grande maioria vai me achar antiquado e chato. Mas acho que expor um raciocínio diferente não pode nunca ser uma coisa ruim. Aplique na sua vida se você achar que deve. Se não quiser, pelo menos agora você já sabe um pouco mais do que sabia antes.


Compare preços de Celulares e smartphones, Playstation 2, Playstation 3, Nintendo Wii, Notebook, Câmeras digitais, Pen drive.

1 comments:

Blog Rede Jovem do Brasil disse...

Achei, realmente, muito interessante tudo o que você falou! As pessoas deveriam ser mais objetivas e menos fúteis, em especial na internet!