quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Usando versões mobile para carregamento mais rápido


Às vezes é uma dor ter que acessar serviços na web quando você não tem uma conexão de internet muito boa. O simples ato de ler e-mails ou checar os feeds pode demorar uma eternidade, ou nem ser possível em uma conexão lenta.

Pensando nisso, muitos serviços têm versões otimizadas para dispositivos móveis (PDAs e celulares), mais simples e com carregamento mais rápido, uma vez que esses dispositivos costumam ter conexões mais lentas.

Então, por que não usar essas interfaces simplificadas no computador quando só tiver uma conexão lenta? Isso é possível em alguns serviços, principalmente os que têm endereços diferentes para a versão convencional e a versão "mobile".

Dois exemplos disso são o Gmail e o Google Reader. O Gmail é um pouco pesado, mas o Google Reader é proibitivo em conexões ruins. A versão mobile do Gmail pode ser acessada por http://m.gmail.com e a do Google Reader por http://www.google.com/reader/m. Obviamente não possuem todas as funções de suas versões completas, mas possuem o básico e podem quebrar um galho nas horas difíceis.

Alguns links úteis em versão "light":


Compare preços de Celulares e smartphones, Playstation 2, Playstation 3, Nintendo Wii, Notebook, Câmeras digitais, Pen drive.

0 comments: