Recentemente foi feito o acordo ortográfico da língua portuguesa, com o intuito de unificar a escrita da língua portuguesa nos vários países que a têm como idioma oficial.
Algumas regras que já causavam confusão, como as de hifenização causarão ainda mais confusão mudando agora. Mudam também algumas regras de acentuação e deixa de ser usado o trema, o que deixa a pronúncia de muitas palavras pouco óbvia e por muitas vezes ambígua, e palavras de diferentes pronúncias passam a ter a mesma grafia em conseqüência disso. Falando em ambigüidade, deixam de ser usados os acentos para diferenciar palavras como "pelo" e "pêlo" ou "para" e "pára".
Segundo o Diário do Grande ABC:
"No prazo de três meses, a terceira língua européia mais falada no mundo sofrerá mudanças. O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, sancionado pelo presidente Lula na última segunda-feira (29), altera as regras do hífen, incorpora ao alfabeto as letras k, w e y e extingue o uso do trema (...). A principio, as regras serão obrigatórias apenas em documentos do governo e na mídia. A partir de 2012, porém, todos terão de escrever conforme a nova norma."
Veja a notícia completa e o que mudará na língua portuguesa no site do Diário Grande do ABC.
0 comments:
Postar um comentário