terça-feira, 29 de abril de 2008

Origami de coador de café


Quando for fazer café e se der conta que não tem mais filtros de papel, não se desespere. Se tiver papel toalha, você não fica sem café. É simples dobrar uma folha de papel-toalha em um formato parecido e usá-lo.

Abaixo as fotos com instruções:

  • Começando com a folha inteira
  • Dobre a folha ao meio. Dependendo do formato (quadrado ou levemente retangular) pode sobrar um pouco.
  • Dobre novamente a parte dobrada para formar um triângulo.
  • Agora é só abrir formando um cone.
  • Já colocado no suporte.
Mesmo que o sabor não fique exatamente igual a um filtro convencional, quebra o galho melhor do que pode parecer. Um cuidado a mais: se o papel for muito poroso, use duas folhas, o u então poderá deixar passar pó para o café. Leia também como fazer café, no Cozinha para Leigos.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Celular como controle remoto do PC


Leia também:
Calendário da portabilidade numérica
Tim Web no Linux - conecta mas não navega
Ringtone MP3 no celular sem usar cabo

O Efetividade.net publicou hoje um artigo dizendo como usar o celular como controle remoto para o computador. Captura de tela - Efetividade.net - Controle remoto para apresentações com seu celular

Na verdade, o artigo é mais focado em controlar apresentação de slides, mas softwares mais genéricos, que podem servir a outros usos também são mencionados.

Link: Controle remoto para apresentações - com seu celular

Compare preços de

Leia também:
Calendário da portabilidade numérica
Tim Web no Linux - conecta mas não navega
Ringtone MP3 no celular sem usar cabo

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Saiba a capacidade do seu cartão de memória


Achei no Submarino essa página com um quadro informativo, dizendo quantos arquivos caberiam em um cartão de memória das mais variadas capacidades. O quadro diz quantidade de fotos (de 3 a 8 megapixels), arquivos MP3, arquivos do Office e videos (em 3 resoluções diferentes), em cartões de memória (ou pen drives) de 128 MB a 8 GB.

Link para o quadro informativo

Mesmo quem é da área se embanana um pouco... pode saber que 2 Gb é bastante, mas não tem uma noção exata. E qual a pergunta que mais se ouve? "Quantas fotos cabem em um cartão de 2 giga?". Agora tem resposta na ponta da língua.

Quadro informativo - capacidade em MB/GB x capacidade em arquivos

Muito interessante que o Submarino se preocupe em disponibilizar essa informação, pois ela pode ser decisiva na decisão de comprar ou não (eu achei o link nos detalhes de uma câmera digital, muito apropriado). Mesmo para quem não acabar comprando, fica a boa impressão. Tomara que tenhamos mais iniciativas como essa.

Link para o quadro informativo: http://www.submarino.com.br/local/cinephoto/cartoes/popup_cartoes.htm

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Faça você mesmo... escolha entre 200 coisas


É comum fazermos uma série de coisas em casa, ao invés de comprar pronto. Para outras coisas, é impensável. Impensável? Parece que nem tanto.

Estou passando dois links, duas listas (cada uma com 100 itens) de como fazer uma série de coisas, na maioria, coisas muito incomuns de fazer por conta própria. De uma guitarra a até mesmo um carro elétrico. Mesmo que você não vá fazer nada disso, se você for minimamente curioso vai perder um bom tempo dando uma olhadinha nos artigos.

Mas... se você quer levar a filosofia "faça você mesmo" mais adiante, boa sorte!

http://www.simplythrifty.com/100-things-you-can-make-yourself/
http://www.simplythrifty.com/100-more-things-you-can-make-yourself/

Aumentando a altura da tela do notebook


Quem usa notebook todos os dias sabe que a ergonomia não é o forte desses computadores. Alguns fatores como a posição e tamanho do teclado e altura da tela incomodam bastante quando o uso é prolongado.

Mouse e teclado externos podem ser adicionados quando você o usa em uma mesa. Mas como aumentar a altura da tela?

Existem suportes vendidos para essa finalidade, mas há ainda uma solução mais simples: usar um livro grosso como base. Como não tenho nenhum livro tão grosso do tamanho que eu preciso, uso dois, da mesma espessura, um em cada lado do notebook, deixando um vão no meio que pode até ajudar na ventilação.

Com notebooks pequenos, de 12 ou 13 polegadas, você pode usar ainda uma caixa daquela de organizar papéis (caixa de entrada, ou seja qual for o nome) de plástico rígido, de cabeça para baixo.

Se você tem um monitor sobrando em casa, pode usá-lo também no lugar da tela do notebook. Mas eu acho isso um profundo desperdício, já que você pode conectá-lo ao notebook e usar as duas telas, ficando com um desktop duas vezes maior. A produtividade aumenta bastante.

O Efetividade.net, coincidentemente publicou hoje um post justamente sobre os suportes disponíveis no mercado para essa utilidade. Visite e aproveite, pode ser uma ótima referência se você busca um suporte mais convencional.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

SNES Station - Instruções para o Nero


Leia também:
Emulador de Mega Drive no PS2
Emulador de NES no PS2 ou PSOne (PSX)
Videos no Playstation 2

Publiquei anteontem um post descrevendo como gravar um CD contendo um emulador para Super Nintendo para jogar no Playstation 2. Mas as instruções de gravação foram feitas para o k3b.

Como não é tanta gente assim que usa esse programa, estou publicando as instruções de como gravar no Nero Express. Não é nada demais, apenas algumas opções devem ser respeitadas.

Criando o projeto

  • Abrir o Nero Express e iniciar um novo projeto de CD de dados

Nero - Novo projeto de CD de dados

Adicionando os arquivos

  • Adicione ao projeto os arquivos SNES_EMU.ELF e SYSTEM.CNF
  • Clique em "Avançar"
  • Adicione ao projeto os arquivos das ROMs (você pode achar várias ROMs de SNES para download no endereço http://roms.net78.net/roms.php?v=snes). Elas podem ser organizadas em pastas, embora na imagem tenham sido colocadas direto no diretório raiz
  • Clique em "Avançar"
Nero - Adicionando arquivos ao projeto

Opções de gravação

  • Altere a velocidade de gravação para a menor possível

  • Desmarque a opção "Permitir que dados sejam adicionados mais tarde"
  • Ative o botão "Mais >>"
  • Em "Método de gravação" escolha "Disc At Once"
  • Marque a opção "Finalizar disco"
  • Agora é só clicar em "Gravar" e esperar
Nero - Opções de gravação

Não achei no Nero opção correspondente à opção de modo de gravação no k3b (onde se seleciona "Modo 2"). De qualquer forma, não fez diferença; o CD que eu gravei com os passos descritos aqui funcionou no PS2.

Agora é só curtir a velharia. Esse post se concentrou apenas nas instruções de gravação. Uma explicação mais aprofundada do resto pode ser encontrada no post anterior.

Se você gostou, leia também:
Videos no Playstation 2

Dúvidas ou sugestões? Expresse sua opinião nos comentários!

Se você gostou, leia também:
Emulador de Mega Drive no PS2
Emulador de NES no PS2 ou PSOne (PSX)
Videos no Playstation 2

terça-feira, 1 de abril de 2008

Emulador de SNES no PS2


Leia também:
Emulador de Mega Drive no PS2
Emulador de NES no PS2 ou PSOne (PSX)
Videos no Playstation 2

SNES

Emuladores são instrumentos da gambiarra por definição. Muita gente joga no computador, mas não sabe que dá para jogar jogos de Super Nintendo no Playstation 2. Graças a um programa chamado SNES Station.

Playstation 2 O SNES Station é um emulador baseado no SNES9X, um emulador de Super Nintendo bastante popular para PC, feito para rodar no hardware do PS2. Ele não roda perfeitamente todos os jogos, mas dá para jogar muitos deles, arrisco dizer que a maioria. O site do programa diz que é um trabalho em progresso, mas a última atualização é de 2003 e o arquivo README que vem com ele é datado de 2004. Então, não espere que ele se torne melhor que isso, apenas aproveite o que já existe.

Vou descrever aqui como montar um CD contendo o emulador e os jogos.

O que é necessário?

Super Mario World (SNES) Você deve estar achando que eu vou te dizer onde arrumar as ROMs para download. Pois no endereço http://roms.net78.net/roms.php?v=snestem vários jogos para download.

Além das ROMs você vai precisar que o seu Playstation 2 seja desbloqueado para rodar o emulador. Me parece que tem outra forma, usando um tal de Swap Magic. Mas eu não conheço, então não posso dizer como, e nem se funciona. Donkey Kong Country (SNES)

Além disso, você só vai precisar de um gravador de CD e um daqueles programas para fazer a gravação propriamente dita (k3b, Nero, etc). Aquele método do Windows, de arrastar arquivos direto para o CD não serve.

Então, vamos pôr a mão na massa.

Modo de preparo

Primeiro, faça o download do programa:
http://snes-station.gamebase.ca/files/snes_0_2_3_20040124.zip

Descompacte-o em um diretório temporário qualquer. Você verá alguns arquivos, mas concentre-se em dois deles:

  • SNES_EMU.ELF
  • SYSTEM.CNF
O primeiro é o executável do emulador. O segundo é um arquivo necessário para que o videogame saiba o que executar quando ler o CD.

Agora usando algum programa de gravação inicie um novo projeto de CD de dados, e coloque os arquivos SNES_EMU.ELF e SYSTEM.CNF no diretório raiz. Eu uso o k3b para gravar os CDs (eu uso Linux), mas não deve ser muito diferente nos outros programas semelhantes para Windows.

UPDATE: criei um post com as instruções de gravação para o Nero Express:
SNES Station - Instruções para o Nero

Novo CD de dados Arquivos adicionados ao projeto

Adicione ao projeto as ROMs de SNES que você tiver. Podem estar divididas em subdiretórios, para facilitar na seleção. No meu, por exemplo, tem uma sub-pasta para cada letra. Mas pode dividir também por gênero, ou qualquer outra divisão que faça sentido para você.

Algumas configurações devem ser respeitadas, e são diferentes dos CDs de dados normais.

  • Modo de gravação: deve ser escolhido "Disc at once" (ou DAO, dependendo do programa)
  • A velocidade deve ser a menor possível
  • Datatrack mode: deve ser "Mode 2" (não auto, não Mode 1)
  • O CD não pode ser multisessão

Grave o projeto no CD. Se você usar um notebook, não grave usando a carga da bateria; somente ligado à tomada. Parece besteira, mas por algum motivo, os CDs gravados só com a carga da bateria não costumam ser lidos pelo PS2, mesmo que tenha gravado corretamente e o computador consiga ler.

Como usar

É muito simples. No menu, o triângulo chama o menu de configurações, e o X escolhe o jogo ou entra na pasta. Depois que você entrar na pasta, para sair dela é só escolher o primeiro item, o "..".

Dentro do jogo, L1+R1 chama o menu, que pode ser usado para salvar o jogo, carregar um jogo salvo ou sair do jogo (voltar para a tela de escolha). Inclusive com gravação de "states".

Os botões do SNES são os botões correspondentes às mesmas posições no PS2. L e R são o L2 e R2, e você pode usar tanto o D-Pad quanto o analógico da esquerda como direcional.

Que jogos funcionam?

Joystick do SNESNão testei todos, obviamente, só os que eu gosto, e meu gosto não é muito dentro do padrão. Mas já posso adiantar o lado de quem gostar dos mesmos jogos que eu. Pequenos slowdowns acontecem às vezes, independente do jogo que está rodando, mas acabam em poucos segundos e não atrapalham. Alguns jogos funcionam bem mas a música fica estranha. Não tem jeito, você vai ter que testar mesmo.

Funcionam perfeitamente:


Não funcionam bem:
  • F-Zero (fica um pouco lento, e a música fica estranha)
  • Yoshi's Island (muito lento e dá umas travadas longas, não dá pra jogar)
  • Megaman X3 (funciona bem, mas quando chega um sub-chefe o jogo trava e só destrava quando você morre; não tentei outros da série)
Existem também outros programas para outros consoles (Mega Drive/Genesis, Master System, NES, etc), e eu pretendo dar a receita também para alguns deles. Alguns detalhes mudam, mas a forma de gravar o CD tende a ser muito parecida. E vale a pena o trabalho, só por poder jogar na TV da sala os jogos que fizeram parte da sua infância.

Observação: apesar da data da postagem, não é piada de primeiro de abril; funciona mesmo.

Outros tutoriais semelhantes: How to emulate SNES on PS2 (em inglês).

Se você gostou, leia também:
Emulador de Mega Drive no PS2
Emulador de NES no PS2 ou PSOne (PSX)
Videos no Playstation 2

Dúvidas ou sugestões? Expresse sua opinião nos comentários!

Politica de privacidade


Este site pode utilizar cookies e/ou web beacons quando um usuário tem acesso às páginas. Os cookies que podem ser utilizados associam-se (se for o caso) unicamente com o navegador de um determinado computador.

Os cookies que são utilizados neste site podem ser instalados pelo mesmo, os quais são originados dos distintos servidores operados por este, ou a partir dos servidores de terceiros que prestam serviços e instalam cookies e/ou web beacons (por exemplo, os cookies que são empregados para prover serviços de publicidade ou certos conteúdos através dos quais o usuário visualiza a publicidade ou conteúdos em tempo pré determinados). O usuário poderá pesquisar o disco rígido de seu computador conforme instruções do próprio navegador.

O usuário tem a possibilidade de configurar seu navegador para ser avisado, na tela do computador, sobre a recepção dos cookies e para impedir a sua instalação no disco rígido. As informações pertinentes a esta configuração estão disponíveis em instruções e manuais do próprio navegador.

Resultados da busca