Leia também:
Emulador de Mega Drive no PS2
Emulador de NES no PS2 ou PSOne (PSX)
Videos no Playstation 2
Emuladores são instrumentos da gambiarra por definição. Muita gente joga no computador, mas não sabe que dá para jogar jogos de Super Nintendo no Playstation 2. Graças a um programa chamado SNES Station.
O SNES Station é um emulador baseado no SNES9X, um emulador de Super Nintendo bastante popular para PC, feito para rodar no hardware do PS2. Ele não roda perfeitamente todos os jogos, mas dá para jogar muitos deles, arrisco dizer que a maioria. O site do programa diz que é um trabalho em progresso, mas a última atualização é de 2003 e o arquivo README que vem com ele é datado de 2004. Então, não espere que ele se torne melhor
que isso, apenas aproveite o que já existe.
Vou descrever aqui como montar um CD contendo o emulador e os jogos.
O que é necessário?
Você deve estar achando que eu vou te dizer onde arrumar as ROMs para download. Pois no endereço http://roms.net78.net/roms.php?v=snestem vários jogos para download.
Além das ROMs você vai precisar que o seu Playstation 2 seja desbloqueado para rodar o emulador. Me parece que tem outra forma, usando um tal de Swap Magic. Mas eu não conheço, então não posso dizer como, e nem se funciona.
Além disso, você só vai precisar de um gravador de CD e um daqueles programas para fazer a gravação propriamente dita (k3b, Nero, etc). Aquele
método do Windows, de arrastar arquivos direto para o CD não serve.
Então, vamos pôr a mão na massa.
Modo de preparo
Primeiro, faça o download do programa:
http://snes-station.gamebase.ca/files/snes_0_2_3_20040124.zip
Descompacte-o em um diretório temporário qualquer. Você verá alguns arquivos, mas concentre-se em dois deles:
O primeiro é o executável do emulador. O segundo é um arquivo necessário para que o videogame saiba o que executar quando ler o CD.
Agora usando algum programa de gravação inicie um novo projeto de CD de dados, e coloque os arquivos SNES_EMU.ELF e SYSTEM.CNF no diretório raiz. Eu uso o k3b para gravar os CDs (eu uso Linux), mas não deve ser muito diferente nos outros programas semelhantes para Windows.
UPDATE: criei um post com as instruções de gravação para o Nero Express:
SNES Station - Instruções para o Nero
Adicione ao projeto as ROMs de SNES que você tiver. Podem estar divididas em subdiretórios, para facilitar na seleção. No meu, por exemplo, tem uma sub-pasta para cada letra. Mas pode dividir também por gênero, ou qualquer outra divisão que faça sentido para você.
Algumas configurações devem ser respeitadas, e são diferentes dos CDs de dados normais.
- Modo de gravação: deve ser escolhido "Disc at once" (ou DAO, dependendo do programa)
- A velocidade deve ser a menor possível
- Datatrack mode: deve ser "Mode 2" (não auto, não Mode 1)
- O CD não pode ser multisessão
Grave o projeto no CD. Se você usar um notebook, não grave usando a carga da bateria; somente ligado à tomada. Parece besteira,
mas por algum motivo, os CDs gravados só com a carga da bateria não costumam ser lidos pelo PS2, mesmo que tenha gravado corretamente e o computador consiga ler.
Como usar
É muito simples. No menu, o triângulo chama o menu de configurações, e o X escolhe o jogo ou entra na pasta. Depois que você entrar na pasta, para sair dela é só escolher o primeiro item, o "..".
Dentro do jogo, L1+R1 chama o menu, que pode ser usado para salvar o jogo, carregar um jogo salvo ou sair do jogo (voltar para a tela de escolha). Inclusive com gravação de "states".
Os botões do SNES são os botões correspondentes às mesmas posições no PS2. L e R são o L2 e R2, e você pode usar tanto o D-Pad quanto o analógico da esquerda como direcional.
Que jogos funcionam?
Não testei todos, obviamente, só os que eu gosto, e meu gosto não é muito dentro do padrão. Mas já posso adiantar o lado de quem gostar dos mesmos jogos que eu. Pequenos slowdowns acontecem às vezes, independente do jogo que está rodando, mas acabam em poucos segundos e não atrapalham. Alguns jogos funcionam bem mas a música fica estranha. Não tem jeito, você vai ter que testar mesmo.
Funcionam perfeitamente:
Não funcionam bem:
- F-Zero (fica um pouco lento, e a música fica estranha)
- Yoshi's Island (muito lento e dá umas travadas longas, não dá pra jogar)
- Megaman X3 (funciona bem, mas quando chega um sub-chefe o jogo trava e só destrava quando você morre; não tentei outros da série)
Existem também outros programas para outros consoles (
Mega Drive/Genesis, Master System, NES, etc), e eu pretendo dar a receita também para alguns deles. Alguns detalhes mudam, mas a forma de gravar o CD tende a ser muito parecida. E vale a pena o trabalho, só por poder jogar na TV da sala os jogos que fizeram parte da sua infância.
Observação: apesar da data da postagem, não é piada de primeiro de abril; funciona mesmo.
Outros tutoriais semelhantes: How to emulate SNES on PS2 (em inglês).
Se você gostou, leia também:
Emulador de Mega Drive no PS2
Emulador de NES no PS2 ou PSOne (PSX)
Videos no Playstation 2
Dúvidas ou sugestões? Expresse sua opinião nos comentários!