Os canais de TV aberta, exceto raras exceções, passam sempre os filmes dublados. Eles garantem maior audiência por atrair uma parcela maior da população, mas há também uma boa parcela que gostaria de vê-los com o áudio original e legendas.
É estranho em plena era da TV digital dar uma dica dessas. Mas convenhamos, a TV analógica vai continuar entre nós por bastante tempo.
O que eu uso para a mágica são duas tecnologias com finalidade distinta: o SAP e o Closed Caption.
SAP
O SAP é responsável por transmitir o áudio original do programa junto com o idioma dublado. Então, quando essa transmissão está presente é possível escolher o idioma a ser ouvido.
Close caption
Closed caption por sua vez é um recurso que transmite legendas junto com a programação, para que deficientes auditivos possam acompanhar a programação normalmente. Antes disso, existiam apenas poucos programas com uma transmissão simultânea em língua de sinais no canto da tela.
Se seu televisor suportar as duas coisas (a maioria de alguns anos para cá suporta) e as emissoras transmitirem, já é possível. Não sei em outras localidades, mas onde eu moro apenas a Globo transmite SAP, e apenas em filmes e nos Simpsons. Closed caption está presente em grande parte da programação da Globo. O SBT transmite as legendas em alguns programas, mais notadamente nas séries (embora quase sempre em inglês).
Uma característica que não chega a incomodar é que, por serem destinadas a deficientes auditivos, não só os diálogos são transcritos. Existem breves descrições de ruídos, resmungos, fundo musical e outros sons na legenda. Mas quase sempre são curtos como "[Suspiros]" ou "[Fundo musical de suspense]".
Se vai se surpreender com a possibilidade de assistir à Sessão da Tarde com legendas...